DSEAM promove concerto ‘In Memoriam’ das vítimas do 20 de Fevereiro

19 Fev 2018 / 11:23 H.

Oito anos depois do forte temporal que fustigou a ilha da Madeira, a 20 de Fevereiro de 2010, a Secretaria Regional de Educação / Direcção Regional de Educação através da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) decidiu homenagear, na mesma data, a força, a solidariedade e a braveza de todos os que, sem escolha possível, se encontraram envolvidos nesta tragédia. Uma homenagem realizada através do projecto ‘In Memoriam’, protagonizada pelo grupo Dolcemente.

Este ano, a 20 de Fevereiro, amanhã, ‘In Memoriam’ volta a relembrar o passado, desta vez com o Ensemble Vocal Regina Pacis, às 18 horas na Capela Corpo Santo, na Zona Velha da Cidade do Funchal.

O grupo Ensemble Vocal Regina Pacis foi constituído pela maestrina Zélia Gomes em Outubro de 2001, com o principal objectivo de dar a conhecer ao público a polifonia renascentista. De referir que, embora a polifonia renascentista seja o foco do seu trabalho, o seu repertório não se limita a este género. Actualmente, o Ensemble Vocal Regina Pacis é constituído por 14 elementos distribuídos por 4 naipes (soprano, alto, tenor e baixo), sendo que, e de acordo com o repertório, fazem-se apresentar a 5 ou mais vozes como será possível presenciar neste concerto, cujo repertório irá incidir nalguns temas renascentistas de compositores portugueses e italianos, como também temas de Amadeus Mozart, Sebastian Bach, Carl Jenkins e John Ruther, entre outros.

Recorde-se que na manhã do dia 20 de Fevereiro de 2010, um forte temporal abateu sobre a Ilha da Madeira. Uma massa de ar muito húmida e instável deixou elevados valores de precipitação num curto espaço de tempo, assolando a costa sul da ilha. O elevado número de vítimas transformou este evento na pior catástrofe da história da Madeira desde 1803.

Outras Notícias