Casa do Revoredo recebe exposição de Lucília Monteiro

19 Jun 2017 / 12:46 H.

A Casa do Revoredo, em santa Cruz, recebe, a partir da próxima sexta-feira, uma exposição de fotografia da autoria de Lucília Monteiro, intitulada ‘Ex-votos’. A inauguração está marcada para as 18 horas.

Na nota de divulgação, a Casa da Cultura escreve que “Lucília Monteiro nasceu em 1966 em Santa Cruz, na ilha da Madeira. Em 1988 ingressou no Curso Superior de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto e iniciou seguidamente a sua carreira de fotojornalista. Em 2014 mestrado em fotografia e cinema documental.

De entre as experiências em conceituados jornais e revistas portugueses (O Liberal, Sábado, Expresso e Visão), destacam-se as reportagens sobre a guerra na Bósnia (1995), as minorias étnicas na China (1998), o golpe de Estado na Venezuela e a guerra em Angola (2001).”

“O seu trabalho fotográfico pode encontrar-se em publicações individuais – À Descoberta do Porto, com textos de Germano Silva (Editorial Notícias, 1999) e Tibete: Quase o Céu (Dividendo, 2000) bem como em colectivas, entre elas Beelden in Vervoeing (Porto Capital Europeia da Cultura, 2001), O Porto e os Seus Fotógrafos (Centro Português de Fotografia, 2001), Metáforas do Sentir Fotográfico (Centro Português de Fotografia, 2002) e Fotografia no Douro: Arqueologia e Modernidade (Centro Português de Fotografia, 2006).”

“Ao longo dos anos e para além do fotojornalismo, tem participado com projectos artísticos em exposições: As Sombras do Porto (Casado Infante, Porto, 1989), Os Pés (Galeria de Vila Nova de Cerveira,1999), O Mito da Caverna de Platão (Galeria Artes em Partes, Porto), Tibete (Fnac, Galeria do Clube de Jornalistas, Casa da Cultura de Santa Cruz, 1999) e Luz (Galeria das Salgadeiras, 2013). Das participações em mostras colectivas destaca-se a mais recente na A2V A Duas Velocidades (Centro das Artes Casa das Mudas, 2013) resultante de uma residência artística e expôs, no âmbito do mestrado “Ex-voto”, na Casa das Artes no Porto.

Em 2004 é reconhecida com o Prémio Imprensa Troféu Beatriz Ferreira atribuído pela Casa de Imprensa. Actualmente, Lucília Monteiro é fotojornalista da Visão e do Expresso.”

Tópicos

Outras Notícias