Artista polaca Joanna Latka expõe ‘As tentações do Senhor Valéry’ no Funchal

06 Fev 2018 / 12:43 H.

A exposição ‘As Tentações do Senhor Valéry’, de Joanna Latka, é inaugurada na próxima quinta-feira, dia 8 de Fevereiro, às 18h00 na Sala de Pintura do Teatro Municipal Baltazar Dias, numa parceria entre a Galeria das Salgadeiras e a Câmara Municipal do Funchal.

Joanna Latka é uma artista natural da Polónia, residente em Portugal desde 2002 e desenvolve a sua actividade artística na gravura, desenho e ilustração. Desde 2007 que é representada pela Galeria das Salgadeiras. A exposição parte do universo literário de Gonçalo M. Tavares, autor da série ‘O Bairro’ na qual se insere o livro ‘O Senhor Valéry’ e de uma reflexão da artista sobre a Mulher e a Igreja. Tratam-se de desenhos com o forte cariz expressionista.

É representada numa instalação de desenhos sobre gravura cegas, e num conjunto de desenhos a tinta-da-china em papel de cenário e em tela, onde o monocromatismo está muito presente para acentuar um certo dramatismo e densidade, trazendo ao discurso expositivo questões como a tradição judaico-cristã, o pecado, a culpa, o bem e o mal, o comportamento, todavia ainda desigual, da Igreja e da Religião face à Mulher e ao Homem.

A exposição estará patente na Sala de Pintura do Baltazar Dias até ao dia 28 de Fevereiro, com entrada gratuita.