5 Sentidos

Clube Heróides no Funchal para falar sobre obra de Saramago

None

'O ano de 1993' de José Saramago vai ser a obra em destaque na sessão presencial do Clube Heroides, que amanhã decorre, pelas 11 horas, no Auditório do Jardim Municipal. A edição das Heroides 2023 tem a curadoria de Andreia Nascimento e Sara Barros Leitão.

Aliás, foi Sara Barros Leitão quem criou o clube, com o dinheiro que recebeu ao vencer o Prémio Revelação do Teatro Nacional D. Maria II/Ageas. Este clube de leitura tem por desafio ler doze livros em doze meses. A cada mês, um convidado ou convidada escolhe um livro, e, no último sábado do mês, centenas de pessoas encontram-se online para conversar sobre ele. Até ao momento já passaram pelo clube mais de seis mil participantes, e as sessões, têm, em média, cerca de duzentas pessoas.

"Este projecto, que começou em pleno confinamento, já teve duas sessões presenciais, uma em Torres Vedras e outra em Joane, onde estiveram pessoas de todo o país. Até agora, passaram pelas Heroídes convidadas como Shahd Wadi, Gisela Casimiro, Andrea Peniche ou Faranaz Keshavjee, e leram-se livros de Toni Morrison, Maria Laram, Bernardine Evaristo, Virginia Woolf ou Simone de Beauvoir, entre outros", refere nota à imprensa.

A edição deste ano vai contar com Violante Saramago Matos, Isabel do Carmo, Marisa Matias e Ulika Paixão Franco e serão lidos livros de Hannah Arednt, Natália Correia, Margaret Atwood e Deborah Levy. Estão previstas três sessões presenciais, sendo a primeira no Funchal, mas também na Praia de Aguda e em Setúbal.