Madeira

Associação de Bandas Filarmónicas promove formação com João Quinteiro

None

'Técnicas e Práticas na Criação Musical Contemporânea' é o nome da mais recente formação promovida pela Associação de Bandas Filarmónicas da RAM. A primeira sessão decorre a 28 de Maio. Esta é uma formação que pretende abordar um leque alargado de práticas composicionais modernas, sediadas na tradição de vanguarda e experimentação criativa pós-Darmstadt.

"Na sequência da formação leccionada ao longo de 2021, a formação deste ano pretende aplicar de forma prática algumas das técnicas abordadas ao longo das sessões anteriores, não assumindo, contudo, por parte dos participantes, a necessidade de ter integrado a formação anterior", refere a organização.

  A formação encontra-se distribuída em três sessões de trabalho intensivas e uma apresentação final dos projectos desenvolvidos.

A primeira sessão irá decorrer no dia 28 de Maio, integrando durante a manhã uma exposição de técnicas de composição modernas, focadas nas principais correntes da segunda metade do século XX e durante a tarde, sessões de trabalho individuais com os participantes, sobre os projectos a desenvolver.

Já a 16 e 17 de Julho dá-se a segunda sessão, "prevendo-se um plano de trabalho directo na relação com os projectos em curso dos formandos. Nesta sessão a exposição de técnicas composicionais será simultaneamente individual e partilhada, tomando como base a reflexão crítica das obras em desenvolvimento".

A última sessão de trabalho será composta pela conclusão dos projectos dos formandos, durante a manhã, em modelo de trabalho individual e concluída com uma breve exposição reflexiva de cada participante.

Quanto aos projectos desenvolvidos, serão objecto de apresentação pública por parte de uma formação criada para o efeito, que inclui saxofone, trombone, percussão e contrabaixo.

A participação nesta formação tem um custo de 20 euros para elementos das bandas associadas à ABFRAM e 40 euros para elementos não associados.