Madeira

Forte chuvada atingiu níveis de aviso vermelho na zona alta do Funchal

No Monte a chuva chegou a ser torrencial, atingido o extremo de 9,4 litros por metro quadrado em apenas 10 minutos

None

A precipitação por vezes forte atingiu (até às 21 horas) valores muito significativos na rede de estações meteorológicas do IPMA no Arquipélago da Madeira, com grande impacto na costa Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira, conforme previsto pelo IPMA.

Os níveis mais elevados de precipitação foram registados na parte alta do Funchal, nomeadamente no Monte e zona do Areeiro, onde a quantidade de chuva acumulada em 6 horas atingiu níveis de aviso vermelho. O extremo mais significativo da quantidade acumulada verificou-se no Chão do Areeiro, com 84,0 litros por metro quadrado entre as 15 e as 21 horas. Seguiram-se Monte (74,6 mm/6h) e Pico do Areeiro (73,5 mm/6h).

Destaque para o Monte, onde a chuva chegou a ser torrencial ao princípio da noite, ao ponto de em apenas 3 horas (58,1 mm) quase ter atingido quantidade para aviso vermelho (acima de 60 mm) no critério das 6 horas. No período mais intenso de chuva o Monte ficou à beira de atingir valor de aviso amarelo/1h em 10 minutos e chegou a valor de aviso laranja/1h em 30 minutos.

Das 20 estações da rede do IPMA na Madeira e Porto Santo, 15 registaram níveis de precipitação equivalentes a aviso meteorológico, sendo que em 11 esses níveis foram atingidos nos dois critérios (intervalos de 1h e 6h) definidos para a emissão de avisos meteorológicos.