eleições legislativas Madeira

Aumento do preço da habitação leva jovens a "fugir", diz a Iniciativa Liberal

None

A Iniciativa Liberal e os seus candidatos à Assembleia da República estiveram hoje em Machico. Um concelho que, segundo os mesmos, vê a sua juventude "fugir" e onde a impossibilidade de fixação tem muito a ver com as questões da habitação.

"A Madeira tem uma das mais elevadas taxas de esforço para habitação no orçamento familiar, seja de arrendamento ou de compra, resultado dos baixos rendimentos disponíveis dos agregados familiares combinados com o aumento verificado no preço da habitação e do custo de arrendamento. Este é um problema que se tem acentuado nos últimos anos na maioria dos países, dado que os aumentos salariais não subiram ao mesmo ritmo do que os preços da habitação. O nosso ordenado médio, a curto prazo, será absorvido pelo ordenado mínimo", referem.

Segundo Victor Gomes, candidato da IL e natural do concelho, “a solução, a longo prazo, passa pela promoção de uma reforma estrutural do modelo económico, permitindo um aumento dos salários reais dos madeirenses e uma elevação do seu poder de compra a níveis próximos da média europeia".

"A curto e médio prazo devem-se alterar as condições em que o mercado de habitação opera, de modo a aumentar substancialmente a oferta. Faltam casas. Como tal, a solução só pode passar pela criação de condições que permitam o aumento da oferta de habitação. Aumento esse que levará a que os custos sejam menos elevados", sustentou.

Por sua vez, Duarte Gouveia acrescentou que “uma inventariação estruturada de todos os terrenos e imóveis públicos é uma medida fácil por onde começar".

"É impensável que nas actuais circunstâncias não seja possível saber concretamente a dimensão do património público, nem o seu impacto na contribuição para a falta de oferta, lacuna que igualmente não permite a valorização dos activos. E é neste património que podem ser criadas condições para a construção a custos controlados de modo que a oferta aumente em tamanho e qualidade”, disse.