eleições legislativas Madeira

“Os agricultores estão cada vez mais envelhecidos por falta de renovação geracional"

None

Numa visita efectuada ao concelho de São Vicente pela candidatura da Iniciativa Liberal, Duarte Gouveia e José Carlos Gonçalves abordaram as políticas ligadas à agricultura propostas pela Iniciativa Liberal.

Segundo  Duarte Gouveia, os agricultores estão cada vez mais envelhecidos.

“Os agricultores estão cada vez mais envelhecidos por falta de renovação geracional: 50% dos agricultores na UE tem mais de 55 anos e apenas 7% tem menos de 35 anos sendo que entre nós esta situação é ainda mais grave”, disse.

Já José Carlos Gonçalves alertou para “a criação do desenvolvimento de mecanismos de mutualização de risco que garantam a estabilização do rendimento e protejam os produtores".

"Esses mecanismos poderão passar por: alteração do modelo de seguros, revisão e alargamento de um fundo de catástrofe climatérica, criação de mercados regionais, comunicação cuidada dos indicadores de preço, promoção de contratos de longo prazo entre produtores e distribuidores, valorização da produção regional, entre outros", referiu.

A Iniciativa Liberal considera também que o associativismo agrícola é um modo de alavancar a produção regional, criando escala.

Para o partido, a promoção de uma efectiva relação governo — sector agrícola, desde a promoção de uma concertação social construtiva a um trabalho conjunto com os diversos agentes do sector em prol do desenvolvimento e dignificação, é também imprescindível para o desenvolvimento e consolidação da agricultura.