eleições legislativas Madeira

BE defende reforço da Estratégia Nacional de Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

None

Os candidatos pelo Bloco de Esquerda às eleições legislativas nacionais, pelo círculo da Madeira, visitaram esta sexta-feira, 14 de Janeiro, o projecto 'Co-abrigo' da associação CASA.

Segundo a sua directora, Silvia Ferreira, "o projecto 'Co-Abrigo' é uma habitação partilhada, que só foi possível concretizar através de doações, e que visa promover a integração social e o desenvolvimento de competências fundamentais à automatização pessoal e à gestão de uma vida quotidiana. Este projecto tem a colaboração de duas técnicas que fazem o acompanhamento social e psicológico destas pessoas de forma a garantir todo o apoio e orientação no processo de inserção na vida activa".

Após a visita, a candidata Luísa Santos referiu que "este projecto, pela sua importância e natureza, tem-se revelado eficaz na inclusão social destas pessoas e que deverá ser replicada de forma a responder a esta franja da população".

"Uma casa como as outras, mas que lá dentro vivem pessoas que já estiveram em situação de sem-abrigo e que nesta casa têm a possibilidade de se reintegrarem. Uma casa, uma morada, um sítio para estar é meio caminho para uma melhor reintegração social", acrescentou.

Luísa Santos destacou ainda que "esta é mais uma das respostas que entram no Reforço da Estratégia Nacional de Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo defendidas pelo BE, propondo igualmente a existência de 'casas primeiro', com a contratação de pessoal especializado para acompanhar as pessoas que irão viver nestas casas, semelhante ao projecto 'Co-abrigo'.

A dirigente do CASA relembrou ainda que "na Madeira falta um centro de abrigo e um sítio onde qualquer sem abrigo possa fazer a sua higiene diária sem marcação prévia, até porque muitos dos sem-abrigo não se organizam nem para marcar um banho".