Coronavírus Madeira

Madeira sobe ao patamar mais grave do mapa europeu das viagens

No novo mapa do ECDC, Portugal continental mantém-se no vermelho e os Açores na categoria laranja, a segunda mais grave

None

A Madeira passa a figurar, a partir desta quinta-feira, entre as regiões e países da Europa com maior risco para a covid-19, no que ao mapa europeu das viagens diz respeito. 

A actualização feita hoje pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa), agravou a classificação da Madeira, que passa, assim, do vermelho, para o vermelho-escuro, o patamar mais gravoso numa escala de quatro cores, e equivalente a 'risco muito elevado'. 

O mapa do ECDC serve de referência para as viagens no espaço da União Europeia. O organismo analisa a evolução epidemiológica de todos os países ou regiões, atribuindo uma escala de cores, sendo que no vermelho escuro estão aqueles que, nos últimos 14 dias, reportaram mais de 500 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

No que à testagem diz respeito, a Madeira está entre as regiões e países que mais testem, à frente de Portugal continental e dos Açores, e ao mesmo nível da Islândia, de várias regiões francesas ou alemãs, com mais de 500 testes por dia por 100 mil habitantes.

As autoridades de saúde regionais têm apontando este facto como uma das razões para um maior número de casos positivos identificados nas últimas semanas, uma vez que quanto mais testes forem feitos, maior será o número de infectados identificados.