Madeira

Câmara de Lobos realiza terceiro Fórum de de Intervenção Social

None

Este ano o fórum será subordinado ao tema “Políticas e Estratégias de Acção com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo."

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos realizará o III Fórum de Intervenção Social de Câmara de Lobos, nos dias 9 e 10 de dezembro, no MIM – Museu de Imprensa da Madeira e online. Este ano o fórum será subordinado ao tema “Políticas e Estratégias de Ação com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo."

É já na próxima quinta-feira que arranca o III Fórum de Intervenção Social de Câmara de Lobos subordinado ao tema "Políticas e Estratégias de Ação com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo." Este evento pretende colocar em foco as problemáticas associadas às populações mais frágeis, em especial das pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de ficarem sem teto. 

Ao mesmo tempo que pretendemos refletir sobre as políticas e estratégias para as pessoas em situação de sem-abrigo globalmente e localmente, procuraremos, do mesmo modo, fomentar o diálogo sobre as diferentes perspetivas de intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigo, no contexto da sociedade digital e da globalização, de acordo com as estratégias europeia, nacional e local, potenciando o apoio de proximidade e inclusão dos grupos de risco.

De forma a cumprir com os nossos objetivos, contaremos com um painel de especialistas internacionais, nacionais e regionais. No dia 9, a sessão de abertura estará a cargo do Dr. António Bento, seguido do representante da FEANTSA - Federação Europeia das Organizações Nacionais, que trabalha com a população Sem-Abrigo, Dr. Kjell Larsson, e da representante nacional, Dr.ª Ana Martins.

No dia 10, iniciará a abertura dos trabalhos o Dr. Américo Nave, da Associação Crescer, o Dr. Paulo Santos, da Câmara Municipal de Lisboa, e a Dr.ª Diana Freitas, da Associação de Proteção dos Pobres (RAM).

No turno da tarde, estão programados diferentes painéis temáticos dedicados à questão das dependências, o primeiro contará com intervenções da Dr.ª Alícia Freitas da UCAD, da Professora Doutora Susana Henriques da UAb e da Dr.ª Filipa Cardoso da Casa S. João de Deus.

O segundo painel será dedicado às práticas de intervenção na RAM, tendo como intervenientes a Dr.ª Cristina Meneses da AMI, a Dr.ª Djamila Teixeira, da Associação Proteção dos Pobres, da Dr.ª Rosária Albino, coordenadora regional do plano de integração PSSA e da Dr.ª Sílvia Ferreira da Associação CASA.

A conferência de encerramento estará a cargo do Sr. Arquiteto João Afonso da Santa Casa da Misericórdia.

O evento decorrerá de forma híbrida, presencialmente no Museu da Imprensa da Madeira e, on-line, via Zoom.