Madeira

PCP lamenta que Governo continue a castigar famílias que têm crianças e jovens a seu cargo

None

O PCP esteve hoje a contactar com estudantes, junto à Escola Secundária Jaime Moniz, para abordar as insuficiências da proposta de Orçamento da Região para 2022, no que diz respeito a dar respostas aos anseios das crianças, jovens e suas famílias.

O deputado do PCP, Ricardo Lume, disse que "as opções do Governo Regional, suportado pelo PSD e CDS para a Proposta de orçamento para 2022, passa por continuar a castigar as famílias que têm crianças e jovens a seu cargo para garantir os interesses e os lucros dos grupos económicos".

No seu entender, "não é aceitável que as famílias madeirenses continuem, a ser a nível nacional, as que têm mais custos directos com a educação".

Por isso, irá apresentar medidas em sede de especialidade do Orçamento da Região para 2022. São elas: Assegurar a gratuitidade dos manuais escolares no ensino obrigatório;. garantir a gratuitidade dos transportes escolares para todos os alunos do ensino obrigatório; gratuitidade das creches na Região Autónoma da Madeira; redução de número de alunos por turma; criação de complemento regional de 10% ao abono de família para crianças e jovens e programa extraordinário de crédito à habitação bonificado para jovens.