Coronavírus Mundo

América Latina e Caribe tem 39% da população com vacinação completa

None

Cerca de 39% dos habitantes dos países da América Latina e do Caribe têm a vacinação completa contra a covid-19, sendo que seis registam taxas muito baixas de imunização, divulgou hoje a Organização Pan- Americana de Saúde (OPS).

Segundo deu a conhecer em conferência de imprensa a diretora da OPS, Carissa Etienne, citada pela agência Efe, a região está perto de atingir o objetivo traçado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de ter imunizadas até ao final do ano 40% da população mundial.

Clarissa Etienne referiu ainda que 26 países do continente americano já atingiu o objetivo estabelecido pela ONU e pela OMS ao atingir os 40% de população com a vacinação completa.

No entanto, alertou para o facto de existirem seis países neste continente cuja taxa de vacinação está muito abaixo dos 40%, nomeadamente Jamaica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Haiti, Guatemala e Nicarágua.

"Cada país enfrenta desafios diferentes, ainda que o ceticismo sobre a eficácia das vacinas seja um dos maiores problemas no Caribe", sublinhou a diretora da OPS.

Nesse sentido, a OPS instou os governos da região a fazer tudo o que é possível para melhorar a distribuição das doses, com mudanças logísticas e programas de educação para profissionais de saúde, com o objetivo de os informar sobre os benefícios das vacinas contra a covid-19.

Segundo dados avançados pela OPS, desde o início da pandemia já foram infetadas mais de 91 milhões de pessoas na região, e mais de 2,2 milhões morreram.