XIX Congresso do PS-M Madeira

Socialistas da Madeira consagram Cafôfo como líder

O XIX Congresso Regional decorre hoje e amanhã no Tecnopolo

None Ver Galeria

Os delegados ao XIX Congresso Regional do Partido Socialista Madeira já começaram a chegar para o processo de cedênciação, numa reunião magna que decorre estes sábado e domingo no Madeira Tecnopolo, no Funchal.

Desde antes das 9h00 os socialistas começaram a chegar ao pavilhão, procedendo-se a esta hora e pelo menos até às 10h30 às votações para a Comissão de Verificação de Poderes, à Mesa do Congresso e à Comissão de Honra.

São cerca de 400 delegados e convidados que estarão dispostos em cadeiras com o devido distanciamento de segurança devido à pandemia da covid-19.

"Avançar a Madeira pelas pessoas"

Paulo Cafôfo, que já foi eleito presidente do PS-Madeira irá agora ver consagrada a sua Moção de Estratégia para os próximos anos. Aliás, é o proponente da única moção de estratégia global que será discutida nesta reunião magna do PS/Madeira, intitulada "Avançar a Madeira pelas pessoas".

   O professor de História, com 49 anos, apareceu na vida política da Madeira encabeçando, como independente, o projeto "Mudança" (PS, BE, PND, MPT, PTP e PAN), que nas eleições autárquicas realizadas em 2013 derrotou pela primeira vez a maioria que o PSD sempre detivera na Câmara Municipal do Funchal.

Quatro anos depois, foi reeleito liderando a coligação "Confiança" (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!).

Em 01 de junho de 2019, renunciou ao mandato autárquico para ser o candidato do PS à presidência do Governo Regional da Madeira, uma meta que não atingiu, passando a ser deputado na Assembleia Legislativa da Madeira.

Apenas se filiou no PS/Madeira em 04 de novembro desse ano. O partido teve de alterar o seu calendário eleitoral para cumprir o estabelecido nos estatutos, em termos de prazo de filiação, para permitir a candidatura de Cafôfo à liderança, adiando as eleições cinco meses, para depois de maio de 2020.

Assim, em 25 de julho, foi eleito o décimo presidente do partido na região, numas eleições internas na qual foi o único candidato, conseguindo 1.431 votos dos 1.472 militantes que participaram no ato, num universo de 2.000 em condições de votar.

10 moções sectoriais

Neste congresso dos socialistas madeirenses vão ainda discutir 10 moções setoriais sobre várias matérias, como as eleições autárquicas de 2021, o turismo na ilha do Porto Santo, o futuro deste importante setor da economia regional, os fundos comunitários, a criação de um gabinete de apoio aos autarcas, um "arquipélago global", um pacto educativo, mais igualdade e a cultura inclusiva. Um dos documentos defende uma nova geração de políticos.

Para a realização desta reunião magna, devido ao contexto da pandemia da covid-19, o PS/Madeira teve de submeter um plano de contingência ao Instituto de Administração da Saúde (IASaúde), sendo obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

O congresso decorre num espaço que tem 2.500 metros quadrados e capacidade para 1.300 pessoas.

Uma das inovações previstas é a votação secreta realizada através de uma aplicação para telemóveis.

O arranque das Autárquicas

Para além da apresentação da Moção Global e das 10 Moções sectoriais, é com particular expectativa que alguns dos 352 congressistas aguardam esta manhã pelas intervenções dos quatro presidentes de Câmara Municipal (Miguel Silva Gouveia, Ricardo Franco, Célia Pessegueiro e Emanuel Câmara) no XIX Congresso do PS, particularmente daquele que, para muitos, é considerado o ‘delfim’ de Cafôfo.

O edil funchalense abre a ronda dos autarcas numa breve saudação aos militantes justamente por ser no seu município onde acontece a sessão magna dos socialistas madeirenses, mas certamente aproveitará o palco e os holofotes para deixar alguns recados à oposição e também mostrar alguns sinais das linhas orientadoras de um próximo mandato já que, há muito, o engenheiro foi anunciado como cabeça-de-lista. Resta saber quantos partidos se juntam a uma coligação, se terá a mesma equipa acompanha-lo ou para quando decidirá rubricar uma filiação. Três grandes incógnitas que nos próximos meses serão dissipadas. A menos que decida falar de alguma já hoje.

Seguir-se-ão Ricardo Franco, Célia Pessegueiro e Emanuel Câmara, este último não perderá a oportunidade de deixar bem vincada a marca da liderança do Partido, entregando a Paulo Cafôfo uma estrutura numa situação política e financeira como nunca aconteceu antes. Dirá que foi fruto de um trabalho que culminou numa eleição de 19 deputados à Assembleia Legislativa, garantindo por via do Parlamento um encaixe de tesouraria significativo. Dirá também que foi consigo que elegeram três deputados a São Bento. Faltou ganhar as Eleições Regionais para ser perfeito.

Por sua vez, Célia Pessegueiro apontará baterias aos social-democratas da Ponta do Sol lembrando não só a “discriminação política” que tantas vezes reclama da parte do Governo Regional como não esquecerá o ‘chumbo’ aquando da contratação de um empréstimo de 1,5 milhões de euros. Têm sido duas bandeiras na nova presidente da Mesa do Congresso e da futura presidente do Conselho Regional que têm servido de arma de arremesso e para justificar a não realização de promessas contidas no seu caderno eleitoral.

Quanto a Ricardo Franco o mote será o esforço de redução dos passivos que as autarquias socialistas realizaram, criticando gestões despesistas social-democratas, uma herança pesada que não se cansará de atacar. O futuro de Machico passará por uma aposta ao combate da precariedade social.

Eleições a abrir

De resto, hoje será eleita a Mesa do Congresso, a Mesa de Honra e a Comissão de Verificação de Poderes. Os membros do Secretariado, por exemplo, serão eleitos na Comissão Regional. Eis os nomes que vão a votos:

Comissão Verificação Poderes

Presidente: Micaela Camacho

Gabriel Oliveira

Marta Freitas

Luís Canha

Sofia Rudi

Mesa do Congresso:

Presidente: Célia Pessegueiro

Vices:

Sara Cerdas

Ricardo Franco

Miguel Brito

Secretários:

Sofia Canha

Leonardo Santos

Bruno Ferreira

Patrícia Agrela

Mesa de Honra:

Duarte Caldeira

Quinidio Correia

Bernardo Trindade

Rosa Canha

Lídia Vale

Ricardo Freitas

Importa referir que o Congresso conta com a presença do presidente nacional do partido, Carlos César que falará amanhã na sessão de encerramento.

Fechar Menu